top of page

Quem são os Ciganos na Espiritualidade?

  • Foto do escritor: Salamandra Mística
    Salamandra Mística
  • 5 de ago. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 10 de ago. de 2024

Você já ouviu falar sobre o Povo Cigano, os Ciganos, os Ciganos do Oriente ou os Ciganos Espirituais? Eles são, na verdade, uma linha de trabalho na Espiritualidade que ficou popularizada pelo papel que desempenham nas casas de Umbanda e nas Tsaras.


No post de hoje, você vai entender mais sobre eles, como se conectar com essa egrégora e como montar um altar para os guias ciganos.


Confira Tudo!

Quem são os Ciganos?

Primeiro precisamos separar o que é o povo cigano na espiritualidade e o povo cigano encarnado.


Ter isso em mente é muito importante porque a cultura cigana permanece viva até hoje e a expressão religiosa que os espíritos ciganos usam pode não ser a mesma (e geralmente não é), a expressão religiosa dos ciganos atuais. E tudo bem. É isso mesmo.


A cultura é viva e se altera.


Os ciganos são um grupo étnico que surgiu, segundo estudiosos, por volta dos séculos VI e XI, na Índia e logo se espalharam pelo mundo.


E embora essa data seja apenas uma estimativa, o fato que ninguém contesta é que o povo cigano, desde sua origem, foi perseguido. Inclusive, eles também foram alvo do massacre realizado pelo exército nazista em seus campos de extermínio, como Auschwitz.


Isso fez com que chegassem a todos os cantos do planeta, mas que mantivessem a própria cultura longe dos olhos dos estrangeiros. O preconceito e a caça aos ciganos foi tão intensa que até hoje existem pessoas que têm medo de assumir sua etnia, por receio de represália.


Então aqui vai nossa diferenciação: ciganos encarnados tem seus próprios fundamentos e a cultura deles pode (e difere) da praticada pelos Ciganos Espirituais que atuam em Tsaras, Umbanda, Centros e em qualquer outro espaço onde essa energia tão linda seja aceita.


Acontece que para sobreviver e prosperar foi preciso se adaptar a nações, culturas e até religiões diferentes. Hoje, conforme o que vejo de pessoas nascidas ciganas ensinarem, a maioria deles hoje são evangélicos. Curioso, não é? E eu sei que para quem vivencia a espiritualidade, pode parecer estranho ou até uma "pena". Mas, vamos lembrar que a cultura é mutável. E o Povo Cigano, continua a evoluir, a mudar, mantendo suas tradições, sua língua e sua cultura viva, por mais que mude ao longo do tempo.


Diferenças estabelecidas, vamos ao aspecto espiritual?


Quem é são os Ciganos Espirituais?

O Povo Cigano, Ciganos Espirituais ou Ciganos do Oriente é uma linha de trabalho de espíritos que compactuam com essa vibração e que em algum momento estiveram encarnados sobre essa nação. Mas, nem sempre essa foi a última encarnação.


Aqui eu falo de afinidade de vibração, certo?


Esses desencarnados continuam a evolução no plano espiritual e usam os mistérios e os segredos desse povo para atuar tanto na matéria, quanto no plano espiritual.


Eles têm um trabalho muito amplo que pode variar entre prosperidade, tratamentos e aconselhamentos espirituais e emocionais.


É claro que a vibração mais forte é a da prosperidade, pois os ciganos reconhecem o valor do dinheiro e como ele é importante para nossa vida humana. Mas, não se resume a isso. Através dos seus ensinamentos nós podemos trabalhar a calma, a criatividade, a música, a dança, a movimentação em nossa vida.


Essa egrégora traz muita alegria, diversão, acolhimento, conselhos e até mesmo uns puxões de orelha, quando necessário. Isso porque eles são extremamente sinceros e se você estiver errado(a), eles vão dizer.


Onde os Ciganos trabalham?

Lembra que eu disse que eles são uma "Linha de Trabalho Espiritual"? Então, com isso em mente, sabemos que faz parte da evolução de um espírito prestar esse trabalho. Portanto, eles atendem, descarregam e ajudam a guiar os encarnados em sua espiritualidade.


O contato mais comum com essa linha é através da Umbanda, mas hoje existe um culto religioso inteiramente dedicado a eles, seu nome é Tsara ou Tendas de Tsara.


As Tsaras possuem sua própria hierarquia e outras linhas de trabalho que derivam da Cultura passada por esses guias.


No entanto, quando o assunto são as "linhas de trabalho", carecemos de referências literárias e bibliográficas. O que resta, são as experiências e o que é experienciado em cada Casa de fé, não importa qual seja.


Aqui na Salamandra Mística, trabalhamos com os Ciganos Espirituais em rituais religiosos e de desenvolvimento, além da Mesa da Prosperidade Cigana, onde a energia e a magia desses guias é trabalhada para abrir caminhos, limpeza espiritual e outros tratamentos.


Como montar um altar cigano?

Antes de tudo vamos começar com a pergunta: por que ter um altar dedicado aos ciganos?


Ter um altar é uma forma de honrar, cultuar e agradecer uma energia. Mas, isso requer um pouquinho de responsabilidade. Por exemplo: manter o altar limpo física e energeticamente, respeitar aquele espaço, respeitar os guias dessa linha e seus ensinamentos.


Portanto, ter um altar, independente de que linha ou egrégora, é uma responsabilidade. Linda e gratificante, mas ainda assim uma responsabilidade.


Agora, se você está pronto para ter esse pequeno cuidado com seu local sagrado, vou te ensinar como montar um altar para o povo cigano e se conectar com essa energia poderosa!


Primeiramente, se já tiver uma religião que trabalha nessa linha, pergunte ao seu sacerdote/pai de santo/ etc, como fazer isso está bem? Se você segue um caminho espiritual, honrar ele é também compreender que tudo tem seu momento, o sacerdote que cuida de você pode não sentir que está pronto, e tudo bem. Respeite isso.


Agora, se você não tiver e quer sentir essa vibração maravilhosa, saiba que um altar é uma forma de ancorar a energia desejada e honrar a energia desejada. Assim, escolha um local que mais te agrade e que sinta conforto. Pode ser fixo ou móvel.


Se for fixo, garanta que sempre esteja limpo e, sempre que possível, acenda velas e incensos. Se for móvel, retire um tempo para se conectar com essa vibração, acenda uma vela e um incenso e depois encerre, agradecendo a experiência e guardando tudo que foi usado em um local seguro e limpo.


De modo geral, a cor da linha dos ciganos é amarela. Por isso, o mais indicado é que se você não tem contato, comece com a cor amarela.


Você também vai precisar de elementos que remetam aos espíritos ciganos. Pode ser um uma imagem de Santa Sara de Kali, um papel impresso com a imagem de um cigano/cigana ou até a bandeira cigana.


Além disso, você pode colocar algo que represente os 4 elementos, já que eles trabalham muito com a força da natureza.


Esse é só o início do seu Altar para o povo cigano, conforme sua conexão aumenta seu guia dessa linha pode se mostrar. E aí, ele pode pedir cristais ou elementos específicos para compor esse espaço tão importante!


Quer um ritual para se conectar com a energia cigana? Se sim, comente aqui embaixo que sempre que possível responderei suas dúvidas e trarei os conteúdos pedidos.

Comentários


bottom of page