top of page

Por que a Magia funciona?

  • Foto do escritor: Salamandra Mística
    Salamandra Mística
  • 27 de out. de 2024
  • 5 min de leitura

Antes de começar esse post eu fiquei muito tempo pensando o que escrever aqui no blog. Eu tenho inúmeras coisas para falar, mas sempre foi uma incógnita como começar.


Digitei e apaguei incontáveis vezes. Como eu vou começar a falar sobre magia e espiritualidade? Qual o primeiro passo? Será que eu devo falar sobre nosso mundo? Aquilo que nos cerca? Será que eu devo falar o que é magia?


Tudo me pareceu batido e um assunto que todo mundo fala. Sendo assim, o que isso acrescentaria de novo? Até que essa questão me veio: por que a Magia funciona?


Porque eu tenho tanta certeza que quando eu acendo uma vela, faço um ritual, abro uma Alta Magia, dará certo? E por que eu realmente vejo resultados na matéria, dias depois, horas depois ou até imediatamente?


E é exatamente aí que começaremos... Se você já se perguntou por que a magia funciona, leia esse post inteiro.


O que é Magia?

O primeiro contato de estudo que tive com a magia foi através de Thea Sabin em "Wicca para iniciantes", um livro de capa verde com um pentagrama enorme que eu lia escondido dos meus pais, enfiando em outros livros maiores. Na verdade, minha primeira base sobre magia foi bem wiccana, já que em meados dos anos 2007/2008 só se falava nisso.


E sim, eu fui uma criança bruxinha fortemente influenciada por uma revista chamada W.I.T.C.H. E a primeira vez que ouvi falar sobre magia, foi citando a Wicca como principal (e até única referência.)


Por isso, por muito tempo Magia, para mim, era a prática de interação com a natureza e as suas forças, era a manipulação de energias através das forças da natureza. Mas, aqui vai um equívoco: isso, na verdade, é apenas um tipo de magia. A Magia Natural, praticado GERALMENTE (e não sempre ou exclusivamente) por bruxas.


Quando eu enfiei a cara nos estudos além da Wicca, me deparei com váaaaariaaas definições.


Franz Bardon, Madame Blavatsky, Eliphas Lévi, Aleister Crowley, Rubens Saraceni e mais um monte de magos/ocultistas/bruxos famosos tem suas próprias visões do que é magia. E na minha humilde opinião, todas são formas diferentes de descrever a mesma coisa.


Por isso, se me permitem a ousadia, vou definir magia da minha própria maneira.


Magia é manipulação energética que permite moldar a realidade interna ou externa de acordo com a vontade.

E aqui eu vou destacar algumas palavras-chave que usei para construir essa ideia.


Magia é uma manipulação energética

Tudo ao nosso redor é energia.


O conceito de energia ou força vital está presente em inúmeras culturas e embora sejam visões diferentes, podemos dizer que elas se encontram no ponto em que existem energias sutis que não vemos com os olhos. Mas, sentimos.


Sabe quando você entra em um ambiente e sente um peso nas costas, um certo clima de tensão e conclui: nossa, isso aqui está "carregado". ? Então, nada mais é do que a energia do local que está densa, pesada.


Uma curiosidade interessante sobre esse assunto, é o que muitas pessoas pontuam como a "comprovação científica da aura", a fotografia de Kirlian. E nada mais é, que uma técnica de fotografia que capta um efeito natural chamado de "descarga de coroa (ou corona)". E embora cientificamente falando, ela não é uma comprovação clara e objetiva da existência da aura. A meu ver, prova que existe uma energia ali (seja ela qual for).


Com isso em mente, a magia é uma manipulação energética. Ou seja, uma transformação que acontece através dessa energia que está ao nosso redor e que compõe tudo (inclusive nós mesmos).


Lembrando que aqui eu estou usando os termos mais genéricos possíveis, para desvincular a magia de qualquer prática ou religião. Está bem? Em outro momento falaremos sobre tipos de magia, conceitos religiosos, etc.


Magia permite moldar a realidade interna e externa

Olhaa, aqui chegamos em um ponto bem legal. Muitas pessoas falam sobre a magia que molda o externo. Por exemplo: quero arrumar um emprego, um marido, arrumar dinheiro, conseguir uma casa, etc.


Mas, pouco se fala sobre moldar o interno, a si.


E com os mesmos exemplos, temos: o que eu preciso mudar para arrumar um emprego melhor? Como posso ter relações amorosas mais saudáveis? O que eu posso fazer para conseguir mais dinheiro? Etc...


A Magia também prevê a mudança interna, que repercute no externo de uma forma mais duradoura, prolongada e muitas vezes, definitiva.


Eu posso, em uma magia, pedir um amor saudável. Mas, será que eu tenho recursos internos para me manter nessa relação saudável? Será que eu tenho a maturidade, a seriedade e a autoconfiança para ter um relacionamento bacana?


De que adianta o universo me "prover" alguém legal, se eu sou ciumenta, tóxica e egoísta?


Por isso, ao meu ver, a magia tem essa dupla função de mudar o externo. Mas, também o interno. E talvez, essa segunda qualidade seja ainda mais importante que a primeira, para evoluirmos como pessoa e como espírito.


Magia é mudar a realidade conforme a vontade

E aqui precisamos ficar um tempo, porque o conceito de vontade é muito mais amplo que o "eu quero". Na verdade, o conceito de vontade é diretamente ligado ao âmago de quem pratica a magia.


Ao fazer uma magia, sua intenção precisa ser latente, voraz. E essa é a base para a mudança da realidade. Quanto mais forte a vontade, mais forte a magia.


No entanto, muitas pessoas podem cair na armadilha de mascarar a própria vontade ou não fortalecer ela. E com isso, perdem a força naquilo que foi praticado, ritualizado... Enfim. Por exemplo, eu quero trocar de emprego.


Porém, não tenho força para me especializar, ir atrás de novas oportunidades. Fico esperando a melhor vaga simplesmente cair no meu colo. Algo certamente vai surgir, mas não certamente não será o emprego que você sonha. Nesse sentido, sua vontade se dispersou.


A vontade não é um dom, mas um exercício diário. Fortalecer a vontade é um passo importante na vida do magista.


E depois de toda essa explicação sobre o que é magia, fica a dúvida:


Por que a Magia funciona?

A magia funciona porque, basicamente, ela é a arte de direcionar e transformar energias com intenção, consciência e símbolos que trazem sentido ao que queremos.


Com vimos até aqui, em muitas tradições esotéricas e espiritualistas, acredita-se que tudo no universo está conectado por energias sutis, aquelas que, de algum modo, respondem aos nossos pensamentos, emoções e à força da nossa vontade.


Quando trabalhamos com essas energias de maneira consciente, a magia pode realmente fazer diferença: ela mexe com o nosso interior, transformando quem somos, e, ao mesmo tempo, atua ao nosso redor, ajustando as circunstâncias para obter o que queremos.


É isso!


Se você quer aprofundar seus conhecimentos na magia e saber como começar, os primeiros passos e os primeiros conceitos, fique de olho! Logo voltarei com mais conteúdos ♥️



Comments


bottom of page